Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Desabafo sobre preconceito na comunidade Otaku.

Oi pessoal =D
Como vão vocês??
...
Claro que eu não espero mesmo que alguem responda essa pergunta '-' mas espero estar tudo bem com vocês.

Enfim...Ontem eu fiz um post desabafando sobre oque eu acho sobre as pessoas de hoje em dia.
Eu me senti bem fazendo aquele post, é legal desabafar sobre algo, mesmo que quase ninguem vá ler aquilo.

Então resolvi de vez em quando desabafar nesse blog sobre alguns assuntos que estão sempre circulando minha mente, mas que nunca tive chance de falar sobre.

Claro, nem todo mundo precisa concordar comigo, mas é aí que tá: esse blog é formado de MINHAS OPINIÕES. Como cada um tem a sua opinião obviamente nem todos concordarão comigo.

O post de hoje vai ser um desabafo sobre coisas que me deixam bravo no mundo Otaku, vai ser um texto grande (quando eu digo grande leia-se: grande pra caralho), então se não quiser ler não leia e não encha meu saco.

Vamos ao texto de hoje...

Por um bom tempo eu me considerei Otaku...
Mas percebi que eu não sou bem Otaku, quer dizer, pra ser Otaku não precisa APENAS ser fã de animação japonesa...
Ahm..Lógico que isso é um requisito básico, mas não é tudo.
Eu curto animes, mas percebi que eu gosto mesmo é da cultura japonesa em si, bem mais do que dos próprios animes. A cultura japonesa vai bem mais do que simples animes, claro...Os animes movem grande parte da economia japonesa, mas não são tudo!
Então a pessoa pode muito bem ser facinada pela cultura japonesa sem dar muita bola pros animes.
Nem todo mundo deve saber, mas meu pai e minha avó vieram do Japão, e durante alguns anos eu estou morando com eles. Durante esse tempo eu comecei a me interessar pela cultura de parte da minha família, e é esse o motivo por eu ter ficado facinado pelo Japão: pelas coisas que minha avó me conta.
Mas outras pessoas se interessam pelo Japão porque adoram muito animes, isso as torna Otakus!
Entederam porque eu não me considero Otaku?
...
Não significa que eu não curta animes. Como eu disse, pra ser Otaku não precisa apenas ser fã de animações japonesas, e oque eu quero dizer com isso é simples:
Eu sou do tipo de pessoa que não me prende apenas ao estílo de animação/quadrinhos japones, eu gosto de animações e desenhos em si. Sou fã de animações, significa que eu aprecio tanto uma animação de Hayao Miyazaki quanto aprecio um classico Disney, ou uma produção Mauricio de Souza. E várias pessoas são como eu: Fãs de desenhos.
Na minha opinião, essas pessoas não se encaixam na "comunidade Otaku", pois não são "loucas" por animes como Otakus são, apenas sabem apreciar uma boa história de um anime, como qualquer outra animação, independente de que lugar do globo ela venha.

Mas como fã de anime, eu cresci cercado por Otakus. Quem vive cercado por Otakus (ou é Otaku) deve concordar comigo nesse ponto: Otakus reclamam do preconceito que passam.

Seja por "gostarem de desenho, e desenho é coisa de criança", ou "por gostarem de desenhos do Japão, e o Japão é um país muito louco de dorgas", ou "por ficarem cantando musicas em japones e os colegas ficarem tirando sarro", ou por ser "nerd fã de anime".

Eu sempre vejo Otakus reclamando do preconceito, e bravos porque os outros "não Otakus" não entendem a paixão deles por desenho japones e que é uma coisa normal.

Tá...Não vou discordar que Otakus devem sofrer um certo preconceito, até por causa do post anterior que eu fiz. Pessoas são cuzonas e vão tirar sarro de você seja lá pelo que for: Por gostar de animes, por gostar de bob esponja, por gostar de ficar o dia inteiro de pijama dentro de casa ou por gostar de ketchup  na tortuguita.

Mas o motivo desse post é que eu queria desabafar sobre O PRECONCEITO QUE OS OTAKUS VIVEM DENTRO DA SUA PRÓPRIA COMUNIDADE.

Explicando: dentro do mundo Otaku, algum Otaku sempre vai ser humilhado por outros Otakus que se acham "os fodões".
Eu acho isso totalmente injusto! Se vocês reclamam do preconceito, deveriam tentar evitar o preconceito entre o próprio meio de vocês.

Se você não acredita que exista preconceito dentro do propria "comunidade Otaku", eu irei falar sobre todos os tipos de preconceito separadamente agora.

Esse texto ficou enorme, e vai ficar ainda mais, então se quiser parar de ler agora eu entenderei...
...
Se você ainda esta lendo,acabou de ganhar seu premio de ABSOLUTAMENTE NADA!
(e é o último nada do estoque, então aproveite =])

1- Você vê anime dublado e eu vejo em japones, por isso sou mais Otaku que você, seu noob pau no cu!

O único motivo de eu discordar de alguem ver animação japones dublada não é nem pela dublagem...
Mas sim porque hoje em dia não existem animes dublados que não venham picotados!
Sim, quando eu digo picotados estou falando sobre a censura.

Mas nunca vi problemas na DUBLAGEM em si, exceto que os estudios de dublagem não dão o mesmo "carinho" na dublagem de animes que dão na dublagem de desenhos estadunidenses, por exemplo.

Veja essa história:

No antigo chat do ST estava havendo uma conversa sobre a censura de animes na TV.
Eu disse que ficaria muito feliz se todos os animes viessem pra TV brasileira, mas sem NENHUM corte, nem mudança na história nem nada, e se pegassem pessoas competentes para fazer uma boa dublagem.
Você deve ter imaginado que muita gente concordou comigo né?
Oras, seria um sonho se os mesmos animes que vieram picotados pra nossa TV viessem INTEIRINHOS  e IGUAIZINHOS a versão japonesa, não estou certo?
...
Acreditam que NINGUEM concordou comigo só porque eu falei sobre a parte da dublagem???
Ah...Qual é...
Oque eu mais vejo é gente reclamando de como a dublagem de Blue Dragon ficou um lixo, ou como o carinha do Bakugan tem um dublador horroroso e tal...Mas se tivermos chances de ter uma dublagem EXCELENTE vocês vão boicotar???
...
Depois eu vejo neguinho reclamando que a TV brasileira não dá valor aos animes '-'
Lógico que não dá...Seus fãs são umas putinhas insatisfeitas com tudo!
Se eu fosse dono de uma TV JAMAIS faria algo pra agradar esses fãs ingratos.

Daí chega alguem e argumenta que "toda dublagem é idiota".
Tá...Eu até concordo com isso...MAS NO CASO DE FILMES, NÃO DE DESENHO.
A dublagem de filmes é idiota, porque os ATORES estão dando tudo de si para caracterizar aquele personagem. Seu modo de falar tambem faz toda diferença. Então quando vemos um filme, queremos ver a atuação daquela pessoa, por isso preferimos ouvir a voz REAL daquele ator, que faz toda a diferença no papel.

Mas agora DESENHOS NÃO SÃO ATORES. Quem está dando vida e caracteristicas para aquele personagens são os profissionais da dublagem. TODO DESENHO É DUBLADO, TODO ANIME É DUBLADO. Então se um dublador brasileiro for REALMENTE BOM NO QUE FAZ e vai conseguir DAR VIDA para aquele personagem, porque devemos boicotar a dublagem??
Claro, tem gente que diz que a voz brasileira não sai "igual" a japonesa...
Mas quem disse que precisa ser igual?
Eu acho que um estúdio de dublagem deve escolher bem cada voz que ira se encaixar em cada pessoa, se a voz da dubladora brasileira for diferente pra caralho da japonesa, mas ela se encaixa perfeitamente na personagem e dar vida a ela, qual é o problema?
Eu prefiro mil vezes as vozes do Goku e do Yusuke brasileiros do que as japonesas.
E muita gente concorda...
O PEDRO CONCORDA!

Ousam discordar do Pedro?

Pois bem...Tem tambem aquele argumento do "mas fã que é fã ama a versão japa da coisa".
Totalmente nada aver.
Fã que é fã ama o trabalho que foi feito e aprecia a história.
Se eu fui ao cinema e assisti Wall-e dublado e curti bagarai a história, ela me emocionou, me fez pensar e eu sai do cinema satisfeito, no dia seguinte meu primo foi ao cinema e assistiu Wall-e legendado, curtiu bagarai a história, ela o emocionou, o fez pensas e ele saiu do cinema satisfeito, significa que ele curtiu a história mais do que eu só porque assistiu a história com a dublagem do país de onde ela veio??
CLARO QUE NÃO!
É só uma questão de gosto! Eu posso gostar bem mais da voz do Goku brasileiro,mas outro pode gostar da japonesa, outra da portuguesa, outro da francesa e por aí vai...
Só porque alguem gosta da japonesa não significa que é "mais fã", isso é uma ideia totalmente ridícula, e usada por pessoas que querem pagar de "superior", sendo que solta pum e cagam todos os dias.

E pra encerrar, se fã que é fã curte só "a versão japa", então parem urgentemente de ler mangá traduzido. Vocês devem aprender a ler em japones se quiserem continuar sendo verdadeiros otakus...
(Lógico que isso foi uma ironia e_ê)


2- Eu curto anime intelectual para pessoas fodasticamente inteligentes! E você curte anime de bebê! Seu noob que deveria ter uma abelha inserida no anus!

Não curto Death Note...
Antes que alguem venha aqui quebrar minha cara, rasgar o Waffle e queimar minha casa por causa disso, eu gostaria de dizer que cada um tem SEU estílo de anime preferido.
O MEU estílo de anime que eu procuro para assistir é aquele engraçado e descontraido, mas que tenha ação. Eu já assisti muitos animes na vida,  não lembro de todos os que eu assisti, mas os que eu mais gostei foram: Dragon Ball (todos, até o GT...Eu não tenho nenhum preconceito contra essa fase do anime,mesmo que eu ache que a história tenha alguns furos e coisas nada aver, mesmo assim não deixa de ser um bom anime), One piece, Bomberman Jetters e agora Beelzebub...Porque?
Porque todos esses animes tem vários momentos de ação que divertem e emocionam e vários momentos engraçados durante a história, mas sem muito exagero.
Esse é o MEU TIPO de anime.

Mas claro que tem gente que prefere animes "intelectuais", que "fazem pensar".
Mas eu vejo um preconceito bobo partindo desse tipo de fãs de animes...Elas acham que só porque a pessoa não curte, ela é um bebezinho que tem preguiça de pensar...
Não é bem asssim...
Ninguem é superior a ninguem só porque assistiu a um anime diferente. Todos temos nossa forma de pensar que são diferentes umas das outras e nossos gostos próprios.

Se NENHUM fã de anime gosta de ser tratado como um idiota por "gostar de desenho e desenho é pra criança",deveriam parar com isso dentro da própria comunidade Otaku!

Quer dizer...Um cara que diz que gosta de Hamtaro e Doraemon vai ser sempre ridicularizado e chamado de noob por fãs de Death Note!
Mas porque ele é noob? Só porque ele gosta daquele estílo de desenho e você não?

Como eu disse, para ser Otaku precisa ser muito fã e apreciador de animação japonesa. Então se o cara é louco por anime e seu anime preferido é Pokemon, que que tem?
Ele É um Otaku, e ninguem deveria ridicularizar ele pelo seu gosto.
E estílos diferentes de animes deveriam ser algo BOM dentro do mundo Otaku.

Porque o que é fã de Pokemon pode mostrar pro fã de Death note um anime que ele tenha visto mas que o outro não viu e que seja bastante interessante, e vise versa.
Deveriam estar usando seus gostos diferentes para novas descobertas, e não para discutir!

Até porque gosto não se discute.

3- Você não curte o anime que todo mundo curte? Seu noob! Vai chupar areia!!

Eu faço parte da comu "eu odeio Naruto", até porque eu odeio Naruto...
Mas eu não vou dizer aqui se o anime é bom o ruim, porque isso é do gosto de cada um.

Mas enquanto estou na comu, vejo um Otaku nervosinho chegar todo dia e criticar os outros Otakus que fazem parte da comunidade, porque "eles não são dignos de ser Otaku, pois não curtem Naruto".
Tem muito Otaku lá.
E eu acho isso TOTALMENTE idiota!
Existe uma quantidade infinita de animes do Japão, e todo dia produzem um anime novo, então porque uma pessoa não pode ser considerada fã de animação japones só por não curtir UM anime?

Aí entra a questão de gosto denovo: Não é porque matede da população brasileira come arroz e feijão no almoço todo dia que eu preciso comer também!

Entendem oque eu quero dizer?

Uma pessoa que curte Dragon ball, Death note, One Piece, Fullmetal Alchemist e Naruto é bem mais Otaku do que uma que curta Dragon ball, Death note, One Piece e Fullmetal Alchemist apenas?

Não é só porque metade do universo Otaku acham tal anime "maneiro" que um Otaku que não curta o dito anime deve ser caçado e queimado pelos outros.
Ele tem direito de ser oque ele quiser e gostar do que ele quiser.
Eu usei Naruto como exemplo, mas serve pra qualquer outro anime bastante conhecido e adorado por Otakus.


4- Eu assisti bem mais animes que você! Então sou BEEEEM mais Otaku que você! SUCK MY EGGS!!

Pra começar, quantidade não deveria querer dizer qualidade '-'

Quando eu  me considerava Otaku ,participava de tudo quanto é comunidade de anime e dizia meus "4 animes preferidos", eu era ridicularizado pelos outros que tinham 20 animes preferidos e diziam que eu não era "digno de ser Otaku".
Vejam bem o.o eu assisti muitos animes na vida, mas só curtia uns 4 na época.

Claro que a pessoa não vai ser considerada Otaku por ter assistido só um ou dois animes na vida...Mas se ele só assistiu 9, porque ele não pode ser tão Otaku quanto uma pessoa que tenha assistido 15?

As vezes ele não assistiu tantos animes por falta de tempo, ou começou a entrar no mundo Otaku a pouco tempo. Oque deveria ser mais um motivo para não se ter preconceito, pois vocês reclamam tanto do "preconceito com a comunidade Otaku", que deveriam receber de braços abertos um "novo membro" e assim mostrar para ele animes bons que ele pode curtir.

Se eu ganhasse 50 centavos para cada pessoa que eu já vi menosprezando alguem que é novo no meio Otaku e o chamando de noob fudidor de abelhas, hoje eu teria...Teria R$:1,50...

Caham...
Mas vou provar que esse preconceito é bobo com esse exemplo:

Suponhamos que você e seu pai sejam chocolatras assumidos e ambos os dois são malucos por chocolates.
Seguindo essa lógica da quantidade de animes,  seu pai é mais chocolatra que você!
Ora...Não interessa o quanto você se mataria por um pedaço de Suflair, você só tem 11 anos e seu pai 45, em todos esses anos ele comeu MUITO MAIS chocolate do que você comeu na sua vida.
Isso não é ridículo?
Vocês dois não deveriam ser considerados chocolatras iguais, pois ambos tem o mesmo amor por chocolate?

Então...
Um Otaku que só assistiu 7 animes é tão louco por animação japonesa quanto um que assistiu 56!


5- Você só curte animes triviais que até o mendigo da esquina conhece, e eu curto animes que eu vou até o submundo buscar! digdidigdi SOU FODA! digdidigdi SOU FODA!

Eu tenho um certo nojo de Otakus que querem pagar de superior estampando na testa que curtem um anime de nome impronunciável e que ninguem conhece, exceto é claro o próprio criador do anime, e por isso elas são tãao mais entendidas de animação japonesa do que o resto do meio Otaku.

Sinto-lhe dizer, mas só porque seu amigo curte Dragon Ball, Naruto e Cavalheiros do zodiaco e você curte "atira nosako" e "Sayonara Suhi" não significa que você conheça melhor o mundo da animação japones do que ele e nem quer dizer que você é mais fã.
Ambos os dois podem ter o mesmo conhecimento  a respeito de anime e mangá, mas você só quer pagar de mais fodão porque conhece algo que ninguem conhece.

Não estou dizendo que todo mundo que diz que curte um anime "desconhecido" é assim. Conheço muita gente que vai procurar anime até no cu da abelha, para ter uma experiência nova e diferente de tudo que está acostumado.
Até eu já fiz isso.

Mas oque eu acho idiota é gente querer pagar de superior por causa disso!

Você pode querer dizer "mas ele é mais fã sim, porque vai atrás de mais animes e não curte só animes comuns porque são modinha e todos gostam".
Mas quem disse que só porque um anime é modinha TODOS que curtem curtem só por causa da "modinha"?

Claro que tem gente que só vai na onda dos outros, mas e os fãs de verdade?
Tem gente que é verdadeiro fã de animação japonesa e aprecia a história de Naruto e Dragon Ball Z.
Só porque muita gente gosta pela modinha, todos os fãs devem ser julgados assim?
Eu acho que isso é querer generalizar!

Então não devemos julgar o nível de amor de alguem por desenhos japoneses por ele ser mais fã de animes "comuns" ou não , e sim pelo gosto que ele tem por animes.
Uma pessoa pode ser totalmente louca por animes e seu anime preferido ser um que até seu vizinho conhece!


Então...
Esses foram os motivos de preconceito dentro do mundo Otaku...
Eu falei sobre eles pois foram coisas bastante comuns que eu já presenciei enquanto tambem estava no meio, e claro, já fui alvo da maioria desses preconceitos citados '-'

Pra finalizar, eu gostaria de dizer que esse não foi um texto "contra Otakus" nem nada, então não há porque algum Otaku ficar ofendido comigo.
Foi um texto mostrando que certas atitudes de certos Otakus eu acho TOTALMENTE RIDÍCULAS.
E que se vocês são fãs de algo em comum, vocês deveriam estar unidos através disso, e não querer mostrar qual tipo de Otaku é superior a qual.
Ninguem é superior a ninguem, somos todos diferentes, cada um da sua maneira!