Páginas

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A fantástica fábrica de chocolate - Qual é o melhor?

Eu sou muito fã de a fantástica fábrica de chocolate :D

Já assisti aos dois filmes (o de 1971 e do de 2005) e já li o livro.

É uma história muito foda, surpreendente e em alguns momentos parece que o escritor fumou toneladas de dorgas pra poder escrever... Então não preciso nem dizer que acho ela perfeita, certo?

Mas hoje eu não vim aqui fazer uma resenha desse filme...Mas sim debater um assunto que me deixa um pouco mal: pessoas debatendo qual dos dois filmes é o melhor, e usando argumentos que eu acho errados.

Como assim?

Bom...Eu vou explicar tudo desde o comecinho, então cliquem aê pra continuar lendo ça poha :B









Bem, é o seguinte...

A fantástica fábrica de chocolate, ou no original Charlie and the chocolate factory, é um livro escrito por Roald Dahl em 1964.

Caso você tenha nascido ontem ou acabado de chegar na Terra e não conheça essa história (qual é, todo mundo conhece ¬¬') eu vou explicar agora:

Charlie é um garoto muito pobre que vive numa casa minuscula e caindo aos pedaços com seus pais e seus 4 avós (que nunca saem da cama)...Bom, se me lembro bem, no filme antigo o pai do Charlie não é mais vivo... Mas no livro ele é, e eu estou contando a história original escrita por Roald Dahl, então o pai dele é vivo e fim. Ò_ó

Caham...

Entonces eles nem tem porra nenhuma pra comer direito e a vida deles é uma merda. Daê um dia o jornal anuncia que o dono de uma fábrica fodasticamente famosa que existe na cidade, o Sr. Willy Wonka, resolveu abrir suas portas pra apenas 5 crianças sortudas (e seus pais, herp derp) visitarem sua fábrica, depois de anos sem ela ser aberta ao público.

Ele poem 5 convites dourados em 5 barras de chocolates quaisquer, que podiam estar em qualquer lugar: no super mercado, na lojinha da esquina, na padaria do seu Epaminondas... Em qualquer lugar do mundo que tivesse a poha do chocolate pra vender.

É aí que 4 criancinhas remelentas ganham os convites. 

O primeiro é gordo. 

...

Lógico.

 O Charlie, como é muito pobre, não pode comprar chocolate pra caralho, que nem eu e você, por isso ele só pode tentar a sorte com duas barrinhas: uma que ganhou de niver e outra que seu avô comprou com a ÚNICA moedinha que ele tinha na vida.

Só que um belo dia a sorte de Charlie mudou: ele achou uma moedinha na rua, correu até a loja mais próxima, comprou um chocolate e comeu.

COM O TROCO ele comprou mais um chocolate, que tinha o convite dourado.


...


Juro por Deus que no livro tá dizendo que ele acha uma moeda, compra uma barra, sobra troco e ele compra outra barra!

Véi, quanto custava uma barra de chocolate na época? 10 centavos?

WTF??

Mas ignorando esse fato... Ele corre que nem um filha da puta pra casa, conta pra todo mundo que achou o último convite dourado, todo mundo fica espantado, e o avô dele começa a saltitar que nem um maluco das dorgas.

No dia seguinte ele e o avô vão até a fabrica, assim como as outras 4 criancinhas remelentas e seus pais.

Ah, no livro cada criança é acompanhada pelo pai e a mãe, menos o Charlie, que foi acompanhado pelo avô.

Eles são saudados pelo Sr.Wonka, entram na fábrica e o resto é história...

Pra resumir rapidamente: o gordo cai no rio de chocolate e é levado por um tubo, depois a menina nojenta que só fica mascando chiclete come um chiclete dorgado que a transforma numa amora gigante, daê a menina nojentinha e mimada é jogada no lixo por esquilos e o último menino que sobrou é super retardado, entra na porra da tv SABENDO QUE A MERDA DAS COISAS SAEM DO OUTRO LADO DIMINUÍDAS, e logicamente encolhe.

No final o gordo sai da fábrica magro (WTF? Só é preciso entrar num cano pra remover gordura? E as pessoas perdem tempo fazendo lipo...), a nojentinha do chiclete sai cor de amora, a mimada sai coberta de lixo e o moleque débil mental sai com 3 metros de altura e magro pra cacete.

Charlie ganha a fábrica e Fim.




Essa história só tem uma unica lição: crianças com o QI de um grão de arroz não podem ser convidadas pra visitar uma fábrica.

O Charlie era o único garoto inteligente, por isso se deu bem.

Qual é, achou que era porque ele era bonzinho?


Pff...Isso é oque os adultos querem que você acredite, ele era inteligente, as outras crianças eram burras e fizeram coisas burras, sabendo que se fizessem iam acabar se dando mal, MESMO ASSIM FIZERAM.

Burras, sem mais.


Mas agora eu vou falar sobre oque eu queria discutir:

A final de contas, qual das duas versões do filme é a melhor?

A de 1971 ou 2005?




Bom, oque eu pude constatar é que: pessoas que cresceram com a versão antiga preferem ela, e as vezes até acabam detestando a nova. E as que viram a nova primeiro (ou até mesmo não viram a antiga) acham a antiga fraca.

Isso é tão obvio que eu nem ao menos faço ideia do porque eu escrevi isso...

Mas acontece que eu acho que as pessoas usam os argumentos errados pra justificar seus gostos, muito mais do que apenas dizer: "prefiro essa pois cresci com ela."

Vamos começar pelas pessoas que preferem a versão antiga:

Muita gente diz que o "remake" não aproveitou muita coisa do filme "original", que a marca registrada dos Oompa Loompas , aquela musiquinha irritante:

umpa lumpa dumpa di du (acho que é isso) nem é mencionada no filme, e no lugar colocaram "musicas modernas e sem graça".

E a atuação do Johnny Depp também não é igual a do antigo carinha que fez o Sr.Wonka, cujo nome eu não sei e tô com preguiça de pesquisar. O Antigo Wonka é mais "bravo", e o novo parece mais maluco.

Alem disso não tem a parte em que o Charlie e o avô dele fazem uma "burrada" igual as outras crianças. No filme de 1971 tem uns suquinhos mágicos que quando a pessoa toma ela flutua, e o Charlie o avô dele tomam esse suco, deixando o Sr.Wonka bravo.

Mas é aí que eu respondo: O filme de 2005 não precisa ter nada que tenha aver, ou que a menos lembre o de 1971, simplesmente porque NÃO É um remake, e sim um segundo filme produzido sobre um mesmo livro. 

O filme dirigido por Tim Burton é tãaaao fiel ao livro, que parece que ele pegou o livro e magicamente fez ele virar um rolo de filme, apenas acrescentando algumas coisas a mais.

Isso significa que a musiquinha do "umpa lumpa dumpa di dum" NÃO EXISTE no livro.

Desculpe se eu estraguei a infância de alguém com isso -q

E...O suquinho existe sim, mas não... O Charlie nem ninguém toma ele. Alias, ele nem aparece, o Sr.Wonka apenas comenta sobre ele.



Véi... Esses Oompa Loompas me dão medo o.O'

Olha a cara daquele alí no canto direito... D:


...

...

Ah, foi mal... Me distrai por um minuto u.u'

Bom, já os argumentos dos fãs do segundo filme geralmente são: O primeiro filme não tem efeitos especiais e não segue fielmente o livro.

E essas duas questões eu posso responder simplesmente com: É por causa que na época em que ele foi filmado não existia tecnologia o suficiente pra fazer essa porrada de coisas fodolentas que tem no segundo filme.

Ora...

Eu mesmo mencionei lá em sima que a história é pura viagem de dorgas... Por isso eles tinham que se virar com oque podiam: Se não dava pra fazer esquilos computadorizados que quebram nozes, taca um pato que poem ovos de ouro e foda-se ça poha -q

É apenas questão de adaptação. E alias, um filme não precisa ser 100% igual ao livro em que ele foi inspirado: Se é pra ver a história do livro, então LEIA O LIVRO u.u ( Acho que foi Neil Gaiman que falou algo assim -q)

Quer dizer, um diretor tem direito de por sua visão sobre aquilo que tá dirigindo. E Tim Burton também fez isso: aquele lance da relação do Sr.Wonka com seu pai também não existe no livro, foi tudo ideia dele.




E pra terminar, uma última coisa que o pessoal comenta é a diferença entre as outras crianças (sem ser o Charlie) em ambos os filmes.

Enquanto as crianças do filme antigo são inocentes e acabam fazendo burradas porque são burras pra caralho simplesmente crianças, as do filme novo são completamente arrogantes, fazendo com que a gente até pense  "bem feito", quando elas recebiam um castigo.

O gordo do filme antigo era simplesmente gordo, e gordo só faz gordisse (o autor do livro sabia disso, por isso fez ele se foder primeiro), então ele, com sua super inteligencia, fez o favor pra toda a humanidade de cair na porra do rio de chocolate.
Já o gordo do segundo filme é um filho da putinha e arrogante, e não simplesmente um gordo. Quer dizer, tem uma cena lá que o Charlie tá vendo ele comer uma barra de chocolate, então o diálogo é tipo:
"-Você querrr chocolate?
-Quero =3
-Então devia terrr trazido um prrrra você, rá!"

O gordo tem sotaque, disso eu lembro bem.

A nojentinha do chiclete do primeiro filme é uma garotinha remelenta e bobona, igual qualquer outra garotinha que seja remelenta e bobona. Por isso ela comeu o chiclete das dorgas: ela é tão bobona que nem pensou direito no que tava fazendo, várias crianças fazem isso, certo? Já no segundo filme...Ela também é uma filha da putinha e super arrogante. Ela fica se gabando de ser sempre campeã de tudo e comeu o chiclete porque ela era "a fodona" e não tinha medo de nada. Bem feito que tenha virado amora u.u.

O moleque retardado da televisão no primeiro filme é igual a 99,9999% dos moleques retardados: ficam o dia todo vendo tv e começam a sair por aí imitando oque assistiram.Eu tenho um irmãozinho viciado em Ben 10 e posso afirmar isso u3u. Já no segundo ele é.... Adivinhem?
Acertou quem respondeu: Filho da putinha e arrogante! =D
E mais, se ele era o super gênio da matemática que conseguiu localizar aonde o Sr.Wonka escondeu o convite dourado em uma das barras, como...

....

....

Eu repito: COMO ele foi BURRO o bastante pra não perceber que SE ELE ENTRASSE NA MERDA DA TV IA SAIR ENCOLHIDO DO OUTRO LADO????

Quer dizer, no primeiro filme o garoto era boboca como qualquer criança que existe, e crianças fazem coisas bobocas sem pensar nas consequências, por isso ele achou que seria divertido entrar na tv. No segundo o garoto é tipo um mini Albert Einstein e fez essa burrada? 

Se foder '-'

E a menina mimada... Bom, ela é a única exceção porque é filha da putinha, arrogante e mimada nos dois filmes e no livro.



E porque eu comentei de tudo isso?
É porque no livro a personalidade das crianças é mais parecida com as do primeiro filme.
No livro as crianças também são burras e ingênuas, não dão vontade de enforcar, que nem no segundo filme.

Mas por causa disso eu estou dizendo que o primeiro filme é melhor?

Não! Porque como eu já disse, o diretor tem direito de por sua visão. E dá mais gosto você ver crianças filhas da puta se foderem, mais do que crianças ingênuas -q




Depois de tudo isso vocês querem saber qual é minha opinião, e qual dos dois filmes eu acho melhor, certo?

...

Pois eu digo que não acho nenhum melhor que o outro, os dois são excelentes u3ú

E sabe porque?

Porque um filme não está ligado com o outro nem nada. Como eu disse antes, ambos são filmes inspirados diretamente no livro. O segundo filme NÃO FOI inspirado no primeiro, como muita gente pensa.

Então eles são diferentes porque cada diretor deu a sua visão na história que estava trabalhando.

É como se, por exemplo, alguém desse um roteiro de mangá pra Akira Toriyama e Eiichiro Oda e mandasse os dois fazerem.

Iam sair mangás completamente diferentes, mas os dois eu acho que ficariam excelentes, pois os dois mangakás são fodas!

O filme de 1971 é perfeito do seu jeito, assim como o filme de 2005.

Claro que cada um pode ter sua versão preferida do filme, mas ninguém pode querer comparar os dois e ficar dizendo que tem tal coisa em um que num tem no outro '-'


E eu particularmente gosto dos dois u.u

Quando eu era bem pequeno meu pai me mostrou o filme. Ele já tinha visto e disse pra mim que adorava, que era uma história muito legal e que eu ia adorar também.

Ele estava certo, eu assisti e adorei =]

Mais tarde, quando a versão 2005 ia estrear nos cinemas, eu fiquei muito feliz, porque eu lembrei que já adorava o filme então uma versão mais "moderna" seria muito foda. Daí pedi pro meu pai me levar no cinema (ele não levou) e quando eu vi o novo filme também fiquei completamente doido pela história =D



E pra encerrar

Eu quero dizer que recomendo A fantástica fábrica de chocolate (tantos os dois filmes quanto o livro) pra todo mundo o/

É uma história muito fodastica que fez parte da infância de muita gente, então vocês não podem deixar de conhecer

Espero que tenham gostado do post de hoje, ma verdade esse é um post que eu comecei a fazer a milênios atrás, e só hoje terminei -q

Quem quiser sugerir um assunto pros meus próximos posts, fique a vontade =]

Abraços ^^

23 comentários:

  1. eu sempre gostei dos dois filmes '3'
    eu só não li o livro :/
    post muito bom Math! A qualquer coisa que vc escreve tá bom, me divirto muito lendo =D

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro os três o livro o filme antigo e o novo.
    Eu acho uma história bem divertida

    ...

    E chapada ._.
    Na boa eu concordo que o cara tenha fumado uns 75643443648 cigarrinhos de dorgas pra escrever isso ._.
    Mas ainda acho legal :D

    Parabéns pelo Post Math, ficou bem legal e eu dei umas baitas risadas com ela xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro quando os escritores fumam antes de escrever as histórias -qqq
      Não, sério XD desde criança eu sempre gostei de histórias malucas, deve ser por isso que eu adoro tanto a viagem de Chihiro e Coraline :B

      Excluir
    2. A fantastica fábrica de chocolate é a história mais foderosa dumundo...e vc devia fazer stand-up comedy,Math eu ri meu peso em ouro com esse post =D

      Excluir
  3. nunca vi nem li a historia, apenas na sua HQ.
    Que se dane. Nem gosto de chocolate mesmo *yao ming*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você pode, porque você é o Slam u3u -q

      Excluir
    2. e que de diferente tem isso? D:

      Excluir
    3. É que Slam ainda me lembra salame, e eu gosto mais de salame do q de chocolate (eu vou parar de usar dorgas antes de escrever -q)

      Excluir
  4. Eu acho que sairia algo extremamente foda misturando os 2 (o filme antigo e o novo porque o livro eu não li) -q

    Me gusta quando os escritores fumam antes de escrever :D

    ResponderExcluir
  5. Então matheus, o post ficou muito legal e eu gostei de ter aprendido sobre o filme mais antigo e o livro.

    Eu acho que o segundo filme foi pra mostrar que aquelas crianças ricas e mimadas são todas filhasdaputinhas arrogantes.
    Porque os pais mimam demais e elas ganham tudo o que querem sempre, fazendo birra pra ganhar as coisas.

    Meus dedos tão colados com superbond. D:

    ResponderExcluir
  6. A fantástica fábrica de chocolate sempre foi um dos filmes mais tensos que eu já vi.

    ResponderExcluir
  7. eu adoro as duas versões, a primeira eu vi na tv e a segunda eu tenho gravado em DVD. mó loko quando eles bebem o suco doido de dorgas e ficam arrotando pra parar de flutuar. l(-__-.)l
    mto legal o post, mas eu prefiro a segunda versão q eh mó lokona cum akeles efeitos de quem dormiu ainda com os cigarros acesos na boca e acorda no lichão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esqueci de dizer q os cigarros eram de dorgas \(°O°)/

      Excluir
  8. Concordo plenamente com tudo que disse Math. Nunca vi o primeiro filme, mas acho que depois do que disse, vou tentar vê-lo xD. E aliás, eu quando vi pela primeira ou segunda vez também achava as personagens filhadaputinhas arrogantes pra caralho, e se são tão ignorantes e sabem criticar tanto o Willy Wonka, por que não deixam de ser burros? D: Ótimo post Math, ripakas com ele também :P

    ResponderExcluir
  9. querido math voce escreveu sima e o certo é cima

    ResponderExcluir
  10. ME GUSTA CHOCOLATEEE +_+

    ResponderExcluir
  11. Vc pode ter sua opinião, mas com tudo q vc disse sobre as falhas q houve, ainda assim prefiro muito mais a versão antiga. Achei o J. Depp sem expressão, foi do ínicio ao fim o mesmo, bem diferente da primeira versão. Gene Wilde foi muito mais expressivo, comico e carismático. Realmente não tem comparação. A primeira versão deixou saudades por completo, a segunda não. Mas, cada um tem sua preferencia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu concordo que cada um pode ter sua preferência, eu gosto das duas versões, mas eu só acho que as pessoas comparam coisas erradas nos dois filmes o3o
      Gente que prefere a versão nova fala que o filme antigo não tem tantos "efeitos especiais" por exemplo, mas isso é uma coisa até um pouco ridícula de se comparar, por causa da diferença de idade entre os dois filmes -q
      Ou então comparar a história do primeiro com o segundo, eu acho que é uma coisa que não se compararia se as pessoas encarassem como produções diferentes o3o
      Fora isso, eu acho normal a pessoa preferir um filme ou outro, logicamente as pessoas que cresceram com a versão antiga vão achar ela muito mais mágica (meu pai é um exemplo disso, ele viu a versão nova essa semana e disse que ainda prefere a antiga) e hoje em dia as crianças pequenas que tão acostumadas com filmes de alta tecnologia preferem a nova (meu irmãozinho de 5 anos, por exemplo)

      Excluir
  12. qual é o tipo de história desse livro por exemplo ele é narrativo, descritivo, fantástico e etc...
    quais são os elementos da narrtativa encontrados no conto e em que pessoa o narrador se encontra por EXEMPLO:Eu , Tu , Nós e etc ...

    ResponderExcluir
  13. EU AMOOOO ESSA HISTÓRIA. Os dois filme são FODAS, mas eu prefiro mil vezes a versão de 1971, aquele ar de mistério, as músicas (Adoro quando a Veruca Salt canta "Eu quero já" :D ), os Oompas-Loompas eu acho eles tão fodas, a cena da Violet inchando, o WonkaMóvel, o WonkaVador, o Slugworth dando aquele ar de medo, a Sala de Chocolate, as cores vivas, o Wonka todo misterioso e meio maluco ganha de 10 a 0 na versão de 2005 o Wonka é tão sem emoção, não tem a musikinha da Veruca :(, aquela Violet bizarra etc...

    ResponderExcluir
  14. As músicas do primeiro são melhores. A história do primeiro é melhor, o segundo filme ficou meio sem sentido e pareceu forçado a história do pai do wonka. O willy wonka de gene Wilder parece mais gênio, mais louco e mais misterioso, dando várias nuances diferentes ao personagem, mas vc sempre espera alguma sagacidade e encontra nele. O wonka de j. deep parece idiota, vazio e burro. e vc acha que ele vai mudar durante o filme, mas termina perdido e na mesma lenga lenga, tanto que tem que ser ajudado por Charlie para se achar na vida e saber o que fazer...todo o clima do primeiro filme é melhor, a do segundo filme foi muito efeito especial gratuito. Ou seja, o primeiro é melhor em quase tudo. No segundo filme, o que eu vi melhor que o primeiro foi a atuação dos outros avós que participaram mais e do pai de Charlie, que realmente acrescentou um pouco a mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ass Giovani viecelli https://www.facebook.com/gv.viecelli

      Excluir
  15. Na minha opnião,o melhor filme é o de 2005,porque eu assisti o de 1971 e achei meio chato e sem-graça,mas isso na minha opnião...

    ResponderExcluir